Vitória em dados

Praia do Canto


O bairro Praia do Canto originou-se de um loteamento - Plano Novo Arrabalde, cujo autor foi o Engenheiro Saturnino de Brito, que baseado em influências do urbanismo sanitarista, projetou ruas largas, tendo como eixo central a Avenida Nossa Senhora da Penha, formando um desenho semelhante a uma espinha de peixe. O loteamento abrangia parte do bairro Santa Lúcia, devido ao prolongamento das avenidas Rio Branco, Aleixo Neto e Constante Sodré.
Na época, o bairro era utilizado como área de lazer e moradia próximos ao mar. Existiam as Praias do Barracão, das Castanheiras, do Canto, Comprida e de Santa Helena, além das Ilhas do Boi e do Frade. Com o aterro realizado pela COMDUSA, em 1972, as referências dessas praias desapareceram e o nome Praia do Canto se consolidou.
Até o final da década de 50, quando saíram de circulação, os bondes faziam ponto final na Rua Aleixo Neto, trazendo moradores do Centro e Jucutuquara para a Praia do Barracão. No final da Rua João da Cruz, existia um mangue onde moravam os pescadores, sendo os mais conhecidos o velho DonDon, já falecido, e o Sizino.
A Praia do Canto é o bairro de Vitória que apresenta uma infra-estrutura bem mais desenvolvida do que outros locais, caracterizando-se durante vários anos como local de moradia de classe média alta. Em 1980 começou a funcionar o primeiro Shopping Center - o Centro da Praia. Dezenas de casas foram substituídas por prédios e a explosão do mercado imobiliário fez com que os antigos limites do bairro se expandissem.
Durante um período, a construção de prédios no bairro foi inferior a Camburi porque os terrenos em sua maioria eram de Marinha, o que dificultava sua legalização junto ao SPU.
Hoje a maioria da população do bairro é composta de servidores públicos, professores, pequenos empresários, operários especializados e bancários, pessoas que adquiriram apartamentos financiados pelo BNH. As famílias de classe média alta se mudaram para Avenida Saturnino de Brito e ilhas do Boi e do Frade.
Fonte: Diagonal Urbana, Projeto Terra,SEDEC / DIT / GEO


TV
TV
Ouvidoria
Denúncias
TV
Sala de imprensa
Lista dos assessores
Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação / Gerência de Informações Estratégicas
Prefeitura Municipal de Vitória - Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 - Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945 - Tel.: (27) 3382-6009