Vitória em dados

Ilha de Monte Belo


Com cerca de 35 anos, a Ilha é o retrato da migração capixaba, responsável pela ocupação lenta a partir de 1960 e acelerada desde os anos 70. Os migrantes, sem condições de pagar aluguel, foram aterrando o mangue ao redor da antiga ilha.
Durante anos os moradores viveram numa área com características de bairro de periferia, com problemas de alagamento no período de maré cheia e chuvas. O mangue, associado à ausência de infra-estrutura, era responsável pela proliferação de insetos e ratos.
Em 1980, o bairro ainda conservava alguns resquícios do tempo em que era mangue. Algumas casas ainda se localizavam na lama, enquanto na Avenida Hermes Carneiro os sobrados já possuíam a infra-estrutura necessária.Cerca de 80% dos terrenos são considerados de domínio da União e a transferência dos mesmos se dá por recibo de compra e posse, portanto, sem garantia de escritura definitiva.
Na rua Gastão Vila existe a Faculdade Espirito Santense de Administração (FAESA) e a Sociedade de Assistência a Velhice Desamparada, que foi fundada em 1942 pelo então governador Punaro Bley.
Fonte: Diagonal Urbana, Projeto Terra,SEDEC / DIT / GEO


TV
TV
Ouvidoria
Denúncias
Sala de imprensa
Lista dos assessores
Secretaria de Gestão Estratégica / Gerência de Informações Municipais
Prefeitura Municipal de Vitória - Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 - Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945 - Tel.: (27) 3382-6000
Política de Privacidade | Contato