Vitória em dados

Bento Ferreira


O bairro surgiu de um aterro feito pelo governo há aproximadamente 40 anos, e é caracterizado pela ocupação por prédios institucionais ao longo da avenida Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar). Segundo moradores antigos, quando o SENAI foi transferido de Jardim América (Cariacica) para lá, os funcionários eram transportados até a Praia do Suá, de onde passavam por um caminho cheio de barro até a nova sede regional.
A Rua Fábio Ruschi era cortada por um valão e o mangue dominava a paisagem. A área que mais tarde cederia lugar à sede da Prefeitura era utilizada como área de lazer e o Colégio Martinho Lutero era apenas um internato luterano.
Conta-se uma estória sobre a origem do nome do bairro. A Companhia Leopoldina era responsável pelas linhas férreas até por volta da década de 50. O galpão da empresa localizava-se em Vila Velha, mas a manutenção dos vagões era feita na região de Bento Ferreira. Trabalhando e residindo na oficina, Bento era a referência da região que, na época, ainda não era povoada. Assim, ao se referirem a esta localidade diziam ‘região de Bento, o ferreiro’.
As Ilhas Santa Maria e da Fumaça eram utilizadas para a prática da pesca. Com a realização de melhorias, principalmente o calçamento feito num curto período de tempo, o bairro transformou-se em área para residência da classe média, extensão de outros bairros como Praia do Canto e Praia do Suá.
Fonte: Diagonal Urbana, Projeto Terra,SEDEC / DIT / GEO


TV
TV
Ouvidoria
Denúncias
TV
Sala de imprensa
Lista dos assessores
Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação / Gerência de Informações Estratégicas
Prefeitura Municipal de Vitória - Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 - Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945 - Tel.: (27) 3382-6009