Vitória em dados

Vila Rubim


A Vila Rubim, assim chamada, data do início do século, quando era conhecida como Cidade de Palha, pois no local predominavam a pobreza e os casebres que abrigavam famílias de migrantes do interior do Espírito Santo e de outros estados.
O nome do bairro vem do coronel português Francisco Alberto Rubim, que governou a capitania do Espírito Santo, no período de 1812 a 1819.
O desenvolvimento da Vila sempre esteve relacionado a sua situação de passagem obrigatória para o continente e vice-versa e a expansão do Centro de Vitória. Depois da década de 20, com os aterros dos mangues que circundavam a Cidade Alta, a população da antiga Cidade Alta passou a ocupar outras áreas para moradia. Para a região da Vila Rubim dirigiram-se as famílias constituídas pelos portuários, dando origem à constituição do bairro.
Vila Rubim Bairro da Vila Rubim
Em 1927, foi inaugurada a ponte Florentino Avidos, atual Ponte Seca.
O aterro, realizado no inicio da década de 70, afastou o mar acabando, conseqüentemente, com o cais em que se fazia o transporte de cargas e passageiros e propiciou a valorização imobiliária da região.
Na década de 40, surgiu o mercado da Vila Rubim, marcando a transformação do espaço residencial para comercial. Até 1955, as mercadorias eram vendidas "a céu aberto" e, posteriormente começou a funcionar um mercado conhecido como Coréia, onde ocorriam confusões entre doqueiros, pivetes e a polícia.
Quando da instalação dos atuais galpões, na administração Setembrino Pelissari, os comerciantes de frutas e verduras ficaram satisfeitos por não terem concorrentes. Esta situação foi alterada com a instalação dos "ambulantes" na praça Manoel Rozindo.
A Vila era o lugar mais animado de Vitória. Havia muitos clubes, gafieiras, grupos musicais e esportivos. Na rua São João localizavam-se as casas de prostituição.
Hoje predominam as poluições do ar e sonora, a maioria das casas do início da década de 20 foi demolida ou reformada. Dos estabelecimentos comerciais antigos como o Bar Santos, que funcionou durante 50 anos e o restaurante Mar e Terra, poucos restam.
Fonte: Diagonal Urbana, Projeto Terra,SEDEC / DIT / GEO


TV
TV
Ouvidoria
Denúncias
TV
Sala de imprensa
Lista dos assessores
Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação / Gerência de Informações Estratégicas
Prefeitura Municipal de Vitória - Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 - Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945 - Tel.: (27) 3382-6009