Parque Moscoso comemora 96 anos

Neste sábado (17) o Parque Moscoso completa 96 anos e comemora das 10 às 17 horas com uma grande festa cultural e recreativa em conjunto com a APAE de Vitória, que completa 43 anos.

A programação será diversificada e vai desde apresentação de coral, grupo de “chorinho”, oficina de reaproveitamento para a 3º idade, oficina educativa para crianças, apresentação de balé da APAE, brinquedos infláveis, Cinema no Parque, bazar, até exposição de artesanatos locais, regionais e de carros antigos.

Inaugurado em 1912 o Parque Moscoso fazia parte de um dos bairros mais nobres de Vitória até o final dos anos 60. Possui lagos, árvores e brinquedos infantis e ocupa uma área de 24.142 m². É proveniente de aterro de área de marinha, manguezal e alagados. Possui um grande lago artificial, formando duas ilhas em seu interior, que são interligadas por pontes rústicas de concreto, com imitação de tronco de árvores.

Kadija Fernandes Paula Barreto

Sua fauna é composta de aves urbanas e domésticas (patos, marrecos e gansos) e peixes. A vegetação é composta por espécies nativas exóticas e da Mata Atlântica que foram introduzidas no local, já que a área era composta de manguezais.
Toda a área do Parque Moscoso é cercada por muros, grades e oferece aos visitantes espaços esportivos com campo de futebol de areia, recreativo com playground e mesas de jogos, espaço cultural com a concha acústica e duas lanchonetes.

"Além de ser o parque mais antigo, com 96 anos, é também um parque da afeição dos capixabas pela sua história de acompanhar o desenvolvimento e crescimento da cidade, modernizando-se a cada ciclo. A cidade sente-se orgulhosa em participar da confraternização do aniversário do Parque Moscoso". Comenta Priscila Merçon, Gerente de Educação Ambiental da Semmam.
De segunda-feira a sexta- feira, das 06 às 10 horas e das 17 às 21horas o Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) oferece aos freqüentadores atividades como ginástica e alongamento.

O Módulo da Secretaria Municipal de Esportes Atende através dos projetos Segundo Tempo de 8 às 11horas e das 13 às16 horas, Esporte e Lazer da Cidade das 14 às 17horas e das 17 às 21horas e Esporte Comunitário das 19 às 21horas. (Ana Mayka)

Localização/acesso:
Av. Cleto Nunes, s/nº - Centro. Possui quatro acessos:
Av. Cleto Nunes - Parque Moscoso
Av. República - Parque Moscoso
Rua 23 de Maio - Parque Moscoso
Rua PE José Anchieta - Parque Moscoso

Acesso:
gratuito.

Telefone da Administração:

Horário de funcionamento:

Segunda-feira: 5h às 9h e 17h às 22h
  Sábados, domingos e feriados: 5h às 22h

Histórico:

O Parque Moscoso, inaugurado em 1912, está situado na área do antigo Campinho dos tempos coloniais, que originalmente era um extenso manguezal, aterrado no início do século XX.

O projeto original, de 1908, que mais lembrava uma grande praça ajardinada, foi planejado e implantado pelo paisagista Paulo Motta Teixeira e tornou-se o cartão de visitas da cidade. Os terrenos ao entorno se valorizaram e foram construídas as casas da elite de Vitória.

O nome é uma homenagem ao presidente da província Henrique Moscoso, cujo busto se encontra no Parque. Em 1952, no Governo de Jones dos Santos Neves, foi realizada a primeira intervenção espacial do Parque, que ganhou uma concha acústica e uma escolinha infantil (Jardim de Infância Ernestina Pessoa) com acesso independente. Em 1973, no governo municipal de Crisógono Teixeira da Cruz, foi efetuada a segunda intervenção, onde foram alteradas suas linhas estruturais e construídas pequenas edificações que mudaram sua ambientação e sua função, sendo realizado o seu cercamento por muro com grades.

Em 2001 foi implantado o Projeto de Requalificação do Parque, que teve como premissa a valorização do ambiente original, um processo de revitalização, com melhorias em sua infra-estrutura e equipamentos, com o enriquecimento dos jardins, da arborização das alamedas e outras intervenções que abriram perspectivas mais amplas de visualização, inclusive dos monumentos históricos.

Monumentos:

Busto de Henrique Moscoso
(Henrique de Ataíde Lobo Moscoso) – “Homenagem do Governo do Estado do Espírito Santo” – Instalado em 1910, confeccionado em bronze;
Busto de Darcy Monteiro – “Monumento à Bondade”. Instalado no Parque Moscoso em 1966, escultura em bronze, concebida pelo artista Maurício Salgueiro de Sousa;
Busto de Santos Dumont – “Homenagem do povo espírito-santense ao Pai da Aviação”. Ato inaugural em 1973, concebido pelo artista Carlo Crepaz, confeccionado em bronze;
Busto de Pedro Feu Rosa – “Ao humanitário médico Pedro Feu Rosa, homenagem do povo capixaba”. Inaugurado em 1982, concebido pelo artista Carlo Crepaz;

PROGRAMAÇÃO:

ATIVIDADES NA CONCHA ACÚSTICA

10h – Grupo de Congo Vira Mundo
11h – Capoeira Besouro
11h 30min – Coral Gospel
13h – Trupe de Circo
13h 30 – Ballet (SEMAS)
14h – Grupo de Dança da Escola Agostiniano
15h – Apresentação de dança da APAE (Vitória)
15h 30 min – Parabéns ao Parque Moscoso e a APAE (Vitória) - Banda da Policia Militar
16h – Cantores de Seresta do Parque Moscoso
         Marli – Forró