Pier de Iemanjá vai ser mais um belo ponto turístico de Vitória

Imagens de como ficará o pier de Iemanjá, localizado em Camburi, depois da reforma

Os amantes da pescaria esportiva em Vitória terão à disposição um ponto de encontro na orla de Camburi. As obras de revitalização do píer de Iemanjá, situado próximo à Ponte de Camburi, prevêem a instalação de suportes para varas de pesca na escadaria, que está sendo refeita e se tornará uma espécie de arquibancada. A proposta é otimizar o uso do píer como espaço contemplativo, além de oferecer condições para os pescadores e para o culto a Iemanjá, segundo o coordenador de Projetos Urbanísticos da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, Fabricio Sanz Encarnação.

Em cada lateral da arquibancada, haverá uma escadaria com guarda-corpo para facilitar o acesso à arquibancada e ao mar, atendendo a pescadores, turistas e visitantes em geral. O píer receberá piso em pedra portuguesa, limitado lateralmente por faixa de granito cinza, que será usado também na extremidade da estrutura, onde está instalada a estátua de Iemanjá, e na arquibancada. Já quem quiser cultuar a “rainha do mar” contará com um velário junto ao pedestal da imagem da divindade religiosa do espiritismo.

Elizabet Nader

Todo o percurso do píer – cerca de 350 metros – será iluminado com postes de aço, com refletores, garantindo segurança aos visitantes. A iluminação de ambiente segue o padrão utilizado nas franjas (áreas para contemplação) da orla de Camburi. Além da arquibancada, será possível contemplar a paisagem de um dos sete decks de madeira, a serem construídos ao longo do píer. Dotado de bancos de madeira e guarda-corpo, cada deck terá 25 metros de extensão, com projeção sobre o mar variando entre 2,30 e 4,60 metros.

As obras do píer de Iemanjá, iniciadas em abril, fazem parte do projeto de revitalização da orla de Camburi, executado pela Prefeitura de Vitória. Segundo a Secretaria Extraordinária de Projetos e Obras Especiais (Sepe), o piso antigo do píer foi retirado e os operários estão regularizando a escadaria, para a instalação do piso de granito apicoado (antiderrapante). Na próxima semana, está previsto o início da parte estrutural, com vistas à construção dos decks. A previsão, de acordo com a Sepe, é que a obra seja concluída em agosto.

A exemplo do localizado na altura da avenida Adalberto Simão Nader, o píer de Iemanjá foi construído pela Prefeitura de Vitória na década de 80. A construção, com largura variando entre 4,70 metros e 4,10 metros, tinha como objetivo atenuar problemas de erosão na praia de Camburi, causados por mudança no regime das correntes, considerada como provável conseqüência de aterros realizados no Porto de Tubarão.

Em 1988, o píer foi institucionalizado como ponto turístico, com a inauguração do Monumento a Iemanjá. Segundo registra Willis de Faria, em “Catálogo dos Monumentos Históricos e Culturais da Capital”, o monumento é uma homenagem às tradições afro-brasileiras. A “rainha do mar” apresenta-se de corpo inteiro e mãos abertas, com suas vestes na cor azul celestial. O monumento, em concreto armado, foi concebido por Iannis Zavoudakis, artista de nacionalidade grega, radicado no Espírito Santo. Traz como inscrição a frase “A luz do sol ilumina a terra, a luz de Deus os que tem fé”. (Angèle Murad com informações de Lorena Bosi)

7 de maio de 2008

Nota de Repúdio

Conselho Municipal de Direitos Humanos divulga nota sobre assassinatos