31 de outubro de 2006

Plano

Plano de Cargos e Salários é apresentado aos servidores da Prefeitura de Vitória

Prefeitura comemora reabertura do Museu Solar Monjardim

Prefeito participa do Seminário Como Planejar 2007

Lazer

Moradores e turistas ganham área de lazer no Porto de Vitória

Prorrogada a inscrição para o processo seletivo simplificado

Feriado

Prefeitura mantém esquema de plantão no feriadão

Prefeitura lança edital de concurso público para professor

Prêmio

Inscrições abertas para o Prêmio Agente Amigo da Paz

Prefeitura de Vitória comemora reabertura do Museu Solar Monjardim

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reabriu as portas do Museu Solar Monjardim nesta terça-feira (31). Ícone do patrimônio histórico capixaba, o museu esteve fechado por três anos. Durante a solenidade de reabertura, o prefeito João Coser saudou a representante do Iphan no Estado, Carol Abreu, e os demais participantes, entre eles Leonardo Monjardim, representando a família Monjardim que preservou o local, tornando possível a existÊncia de um museu na região, a secretária municipal de Cultura de Vitória, Maria Helena Signorelli, a secretária estadual de Cutlura, Neusa Mendes, o secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade, Kleber Frizzera, e o vice-reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Reinaldo Centoducate.

"Quero parabenizar a equipe que permitiu que esse trabalho fosse concluído. Nosso desafio é levar ao público, às escolas e às comunidades a importância da preservação de nossa história. Agradeço também em nome de nossa cidade à família Monjardim que compartilha com a população a preservação deste local. Nossa participação na reativação do museu, mesmo que pequena, demonstra que devemos preservá-lo, cumprindo nossa tarefa", comentou.

Durante a abertura, os visitantes contaram com visita guiada de monitores. O Solar, antiga sede da Fazenda Jucutuquara é um marco da arquitetura rural do Século 18 e foi o primeiro edifício histórico tombado pelo Iphan no Estado, em 25 de outubro de 1940. Localizado nos arredores da antiga Vila de Vitória, o solar é um dos raros exemplos remanescentes da arquitetura rural da época. O solar constitui uma residência rural. Com a reabertura, o museu passara á a abrigar em seus diferentes espaços, além da exposição permanente, outras mostras e eventos diversos, voltando a ser referência cultural de opção de lazer para capixabas e turistas.

Nos últimos anos foram realizadas obras em toda a chácara do Solar Mojardim, visando a proteção da área tombada, do edifício e do acervo, incluindo a restauração de elementos construtivos implantação de sistema de drenagem e da pára-raios, instalação de sanitários públicos e tratamento paisagístico. A realização das benfeitorias contou com o apoio da Prefeitura de Vitória, incluindo a construção de um anfiteatro e rampas de acesso, a instação de sinalização interpretativa, projeto de iluminação e mobiliário para as áreas externas, além da complementação do acervo e ajardinamento da chácara. Além disso, houve a assinatura de um convênio entre o Iphan e Prefeitura de Vitória para que o projeto Visitar, do setor de turismo da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (SEDEC),conte com a participação efetiva do instituto. O Visitar otimiza as condições de visitação aos edifícios históricos da capital através de visitas com monitoramento de guias turísticos pelos monumentos históricos da cidade. (Adriana Menezes)

Confira abaixo um ensaio fotográfico do museu executado pelo fotógrafo Marcos Salles: