Inscrições para Selo de Qualidade Turística são adiadas até o dia 30

Sérgio Cardoso
O Selo de Qualidade Turística foi criado há seis anos para qualificar produtos e serviços de bares e restaurantes

Proprietários de restaurantes e bares interessados em obter o Selo de Qualidade Turística terão mais tempo para procurar a Subsecretaria de Turismo e obter a certificação. O prazo para as inscrição foi adiado para o dia 30 de outubro e a expectativa é que a procura se intensifique já a partir desta semana.

O selo é válido por um ano e para obtê-lo os estabelecimentos devem ser aprovados nas inspeções realizadas pela Vigilância Sanitária e pelos técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) que verificam, entre outros, a qualidade do atendimento.

Os interessados podem preencher a ficha de inscrição e entregar na Subsecretaria de Turismo. Entre as informações solicitadas estão o tipo de estabelecimento, a inscrição municipal, número de garçons e cozinheiros, horários de funcionamento e indicações dos nomes dos funcionários. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3382-6357.

Durante as visitas, que são sigilosas, os técnicos se fazem passar por clientes comuns e observam detalhes como a confecção e o capricho dos pratos, cortesia dos serviços e etiqueta no atendimento. Este ano, além dos funcionários, os proprietários dos estabelecimentos também deverão estar qualificados a prestar e cobrar por um serviço qualificado. Em 2005, 95 estabelecimentos receberam a certificação e a expectativa é que sejam mais de 100 inscrições em 2006.

Rigor

O Selo de Qualidade certifica restaurantes e bares de Vitória que apresentaram as melhores condições na elaboração dos alimentos e no atendimento aos clientes. A aprovação mostra a preocupação dos estabelecimentos em aprimorar os serviços e conquistar moradores e turistas pelo paladar, além do empenho da Prefeitura em acompanhar as condições dos serviços oferecidos pelos estabelecimentos na Capital.

O município de Vitória oferece opções de restaurantes especializados em culinária nacional e internacional, além da culinária típica, rica em frutos do mar. O prêmio Selo de Qualidade Turística foi criado há seis anos com o objetivo de orientar os turistas e a população local em relação à qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelos bares e restaurantes de Vitória.

Interesse

Segundo o gerente de Desenvolvimento da Subsecretaria de Turismo, Jovan Augusto Demoner, o interesse pelo obtenção do selo mostra que os comerciantes estão atentos às exigências dos consumidores, entre eles, moradores e turistas que desejam atendimento cortês, além de produtos e serviços de qualidade. Ele destacou que o adiamento dará oportunidade para que mais comerciantes se inscrevam e que sejam reconhecidos pela eficiência do serviço prestado.

Possuir o selo demonstrar compromisso com o atendimento e que a cidade está estruturada para receber os turistas de maneira adequada, em especial, aqueles mais exigentes motivados por negócios e eventos, comuns em Vitória e que retornam com freqüência”, disse. (Fabrício Faustini)