Jogos Escolares Vitória da Paz reúnem 1.200 alunos

Paula Barreto
Os estudantes vão disputar partidas de xadrez, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, futebol de areia, handebol (foto), atletismo, futsal e basquete

Cerca de 1.200 estudantes de 25 escolas da rede pública e particular da Capital disputam até o dia 30 de novembro os Jogos Escolares Vitória da Paz, que tiveram início na última quarta-feira (04). Os jogos reúnem alunos com idade entre 11 e 15 anos (categorias mirim e infantil) para disputar partidas de xadrez, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, futebol de areia, handebol, atletismo, futsal e basquete, nas categorias feminino e no masculino.

Serão cerca de 150 jogos até o encerramento. É a primeira vez que a Prefeitura de Vitória organiza este tipo de evento e o objetivo é a estimular a prática esportiva entre crianças e adolescentes.

Queremos promover a formação da cidadania por meio do esporte e contribuir para a cultura de paz em nossa cidade”, explicou o coordenador dos jogos, Marcelo Amorim.

Premiação

Em cada modalidade, a escola campeã e a vice receberão troféus, assim como a melhor torcida. Receberão medalhas os atletas das primeiras três escolas mais bem colocadas em cada modalidade coletiva. Nas modalidades individuais todos os atletas participantes receberão medalhas.

Também serão premiados os destaques individuais em cada modalidade. Os destaques serão indicados pelos técnicos. “Esse tipo de premiação melhora o currículo do atleta e facilita a obtenção de apoio financeiro”, explicou Amorim.

Paralelamente aos jogos, as escolas vão realizar atividades artísticas e culturais com os alunos, com sugestões para a paz em Vitória. Os melhores trabalhos receberão prêmios e serão apresentados na solenidade de encerramento do campeonato. (Edlamara Conti)