Ações conscientizam população sobre o defeso do caranguejo

Elizabeth Nader
Os educadores ambientais vão desenvolver ações de conscientização junto às crianças

Até o dia 30 de novembro está proibida a cata, a venda e o consumo do caranguejo-uçá, devido ao período do defeso. Durante esse período, que teve início no domingo (1º), o crustáceo troca o casco, permitindo assim seu desenvolvimento. Porém, enquanto ocorre a troca do casco, o caranguejo adquire um aspecto mole e leitoso, ficando escondido em sua toca até que seu casco volte a ficar rígido.

Durante o defeso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) está recadastrando bares, restaurantes e cerimoniais, onde estão sendo entregues comunicados com uma cópia da portaria 52/2003 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que dispõe sobre o assunto, instruindo sobre o período de defeso. As ações de defeso do caranguejo estão sendo coordenadas na Semmam pela Gerência de Controle e Monitoramento Ambiental.

A Semmam também vai promover neste período ações de fiscalização nos manguezais e pontos de venda do crustáceo, além de cursos, ações educativas, exposições itinerantes e seminários. A programção prevê ainda apresentação de teatro de fantoches nas escolas situadas no entorno do manguezal. Os educadores ambientais também vão se reunir com lideranças das comunidades da região do mangue com objetivo de divulgar a importância da parceria das comunidades junto a Semmam nas atividades do período de defeso.

Os catadores de caranguejo que estão cadastrados como profissionais na Prefeitura de Vitória receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 600,00 (duas parcelas de R$ 300,00) durante os dois meses de defeso. Quem for flagrado catando, vendendo ou consumindo caranguejo nesse período responderá por crime ambiental, podendo pagar multa ou até mesmo ser preso. (Renata Mello)