25 de janeiro de 2006

Restaurante Popular

Ministro Patrus Ananias confirma repasse de R$ 400 mil pra o segundo restaurante popular de Vitória

Aeroporto

Infraero apresenta cronograma final das obras do Aeroporto

Recorde na escola

Prefeito divulga novo recorde de matrículas com mais de 39 mil alunos matriculados

Proteção

Entre os dias 1 e 7 de fevereiro a cata, o consumo e a venda do caranguejo estão proibidos

Vitória na China

CDV apóia intercâmbio entre o Estado e a China e promove palestra no dia 2 de fevereiro, no auditório da Findes

Surpresas da ciência

Escola da Ciência - Física distribui brindes em programação de férias com oficinas e diversão

Dicas de táxis

Deveres do motorista, valores de tarifa e controle de segurança estão entre as dicas

Praia Limpa

Campanha Praia limpa apresenta ecopontos e novidades nas praias

Eldorado de Aventura

Organizadores confirmam a presença de 13 veleiros na Regata Eldorado Brasilis

Salão do Mar

Mais de R$ 20 mil em prêmios na sétima edição do Salão do Mar
w w

Prefeito participa da apresentação do cronograma de obras do aeroporto

José Carlos Mattedi

O prefeito João Coser, acompanhado pelo presidente interino da Infraero, Adenauher Figueira, visitaram as obras do aeroporto.
Fotos: Marcos Salles

A Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) apresentou, na manhã desta quarta-feira (25), o cronograma final das obras de ampliação do novo Aeroporto de Vitória, que deverá estar concluído em dezembro de 2007.

De acordo com o presidente interino da Infraero, Adenauher Figueira, a previsão é de que em julho próximo, 50% do empreendimento já estejam concluídos - até o mês passado, apenas 15% do programa havia sido executado. Além do cronograma, Adenauher anunciou oficialmente a cessão de 100 mil metros quadrados da área local para a construção do Centro de Convenções de Vitória.

A solenidade, que contou com as presenças do prefeito João Coser e do secretário de Desenvolvimento da Cidade, Kleber Frizzera, além do governador Paulo Hartung, foi aberta com a apresentação de um vídeo sobre o novo complexo aeroportuário, que consumirá recursos na ordem de R$ 337 milhões, provenientes do Governo Federal. No ano passado foram executados R$ 60 milhões e em 2006 serão mais R$ 120 milhões. É o maior investimento federal no Espírito Santo desde a construção da Terceira Ponte.

Cronograma

O prefeito lembrou que o maior investimento federal no Espírito Santo desde a construção da Terceira Ponte.

De acordo com o cronograma, quatro projetos serão finalizados em 2006: em agosto, conclusão da torre de controle; em setembro, entrega do edifício do Corpo de Bombeiros; em novembro, término do serviço de terraplanagem; e no mês de dezembro, a estrutura pronta e cobertura do terminal de passageiros. Para 2007, a previsão da Infraero é a de entrega da nova pista de pouso e decolagem em setembro, e de finalização do terminal de passageiros e entrega do empreendimento em dezembro.

O novo aeroporto terá capacidade de receber 2 milhões de passageiros/ano (hoje, tem capacidade para apenas 560 mil passageiros). Somente em 2005, passaram por ele 1,5 milhão de pessoas. A movimentação de cargas também tem aumentado gradativamente e atingiu um novo recorde histórico. Passaram pelo aeroporto 6,7 mil toneladas em 2005.

"Estamos vendo agora a velocidade da obra e o empenho do Governo Federal em executá-la dentro do tempo previsto. A cidade de Vitória se sente honrada em receber dois grandes empreendimentos, o complexo aeroportuário e o Centro de Convenções", frisou João Coser.

No novo terminal de passageiros, orçado em R$ 330 milhões, poderão ser operados oito embarques ou desembarques simultaneamente. Construído no modelo 'aeroshopping', o prédio comportará 153 lojas, cinemas e praça de alimentação. A pista principal, a ser construída, terá 2.4 mil metros de extensão. Trabalham na obra, atualmente 600 operários.